Perguntas frequentes: Reagentes, Padrões de Referência e Impurezas

Read answers to frequently asked questions about reagents and impurities.

1. Qual é o nome químico de um composto relacionado especificado em um teste para impurezas em uma monografia?

Se houver um Padrão de referência da USP para o composto relacionado específico, o nome químico consta da monografia associada no USP–NF.

2. Onde encontro mais informações sobre reagentes especificados nas monografias da USP?

Especificações e sugestões de reagentes estão disponíveis na seção de reagentes.

3. Onde encontro informações adicionais sobre Padrões de Referência da USP?

Informações sobre o programa de padrões de referência da USP podem ser encontradas no site da USP, na seção de Padrões de Referência. Consulte também as perguntas frequentes sobre os padrões de referência da USP.

4. Um padrão que foi qualificado no meu laboratório pode ser usado no lugar de um RS da USP?

Um Padrão de referência da USP, quando explicitamente mencionado em uma monografia oficial, é considerado parte do método oficial. Em caso de litígio, é o método da monografia da USP, com seus Padrões de Referência da USP associados, que determina a conformidade. O uso de padrões secundários fica a critério do usuário.

5. Quais são os nomes químicos/estruturas das impurezas?

Os nomes químicos/estruturas/massas das impurezas podem não estar disponíveis ou representar informação confidencial. Portanto, a Secretaria Executiva/Departamento Jurídico tratarão dessas solicitações conforme a política de divulgação de documentos da USP. Esta política está articulada no Código de Ética da USP: Processos para definição de normas. A USP definiu diretrizes para lidar com tais solicitações conforme essa política, incluindo as tarifas relacionadas (USD 200/h para tempo profissional despendido) para investigar a solicitação dessas informações, de forma a assegurar o pagamento das despesas correspondentes.

6. A monografia não lista o teste para solventes residuais. Esse requisito ainda deve ser cumprido?

O teste para solventes residuais não será listado em monografias. No entanto, ainda é preciso cumprir a norma, conforme a seção 5.60.20 dos Avisos Gerais.

7. É preciso realizar uma análise completa para solventes residuais para confirmar as informações de nosso fornecedor?

Cabe ao fabricante determinar se vai ou não testar. A decisão pode depender da confiança e do relacionamento entre o fabricante e o fornecedor. O fabricante pode preferir auditar o fornecedor.

8. Podem ser usados procedimentos alternativos aos descritos na USP?

Os Avisos Gerais permitem o uso de procedimentos alternativos, desde que devidamente validados.

9. Os produtos dermatológicos e tópicos devem cumprir o <467>?

USP acata a FDA para questões de fiscalização, mas o capítulo se aplica a todas as formas farmacêuticas e formas de administração. Apesar disso, o capítulo inclui textos indicando que, em alguns casos, o limite da ICH pode não ser apropriado.

10. É correto afirmar que o Capítulo Geral <467> Residual Solvents se aplica apenas aos produtos rotulados como “USP” ou “NF” e que, se a substância ou o produto não está rotulado como “USP” ou “NF”, o <467> serve apenas como orientação?

Não. Se a substância ou o produto estiver coberto por uma monografia da USP ou do NF, as normas da monografia e os Avisos Gerais se aplicam, esteja ou não rotulado como “USP” ou “NF”. O requisito dos Avisos Gerais para que a substância ou o produto cumpra o <467> se aplica a todas as substâncias e produtos cobertos pelas monografias da USP e do NF.

11. O <467> se aplica ao medicamento. Os fabricantes de produtos acabados são obrigados a testar o ingrediente ativo e os excipientes?

O <467> dá a opção de testar individualmente todos os componentes ou o produto final acabado.

12. Os métodos USP ainda têm muitos inconvenientes e podem não detectar ou quantificar certos solventes. Como a indústria pode cumprir os requisitos se um método alternativo ainda não foi desenvolvido ou validado?

Conforme os Avisos Gerais, os fabricantes podem usar métodos alternativos se aqueles métodos forem validados. Em última análise, se a presença de solventes no produto for conhecida, eles devem ser controlados antes de entrarem no mercado. O fabricante deve garantir que os controles apropriados estão em vigor e demonstrar que os resíduos do solvente são seguros para os pacientes.

13. Para que um medicamento seja classificado como grau USP, o fabricante deve seguir os métodos em <467>, ou pode usar um método alternativo validado?

O fabricante pode usar um método alternativo validado.

14. Se um material contiver solventes de classe 3 e de classe 1 ou 2, qual é o método USP, já que os procedimentos A, B e C são apenas para solventes classe 1 e classe 2, e perda por secagem (LOD) é apenas para classe 3?

Se você tiver um solvente classe 3 e qualquer solvente classe 1 ou 2, use LOD para demonstrar a aceitação na classe 3, contanto que o resultado da LOD não seja superior a 0,5%. Se for superior a 0,5%, use cromatografia gasosa para demonstrar conformidade.

15. Precisamos confirmar que não ocorre contaminação por solvente durante a embalagem ou reembalagem?

O capítulo cobre apenas os solventes usados no processo de fabricação. Contaminação acidental durante embalagem, manuseio ou transporte deve ser gerenciada por meio de boas práticas de manuseio e transporte.

16. Se usarmos Água para Injeção na diluição de princípios ativos na produção de medicamentos precisaremos testar o solvente residual na Água para Injeção?

Se você não usar nenhum dos solventes listados na fabricação de água para injeção, o <467> não exige que a presença de solventes na água seja testada.

17. E quanto a materiais que não são IFA nem excipiente, mas são usados no IFA, um sal ou ácido clorídrico? O Q3C não aborda a questão das matérias-primas usadas em um IFA.

A intenção é garantir que o material fornecido para os pacientes não os prejudique. No caso da opção 1, este teste cuida das questões de solvente para esses materiais. Cabe ao fabricante assegurar que o produto está de acordo com os limites para solventes.

18. Os requisitos do <467> se aplicam a itens de saúde animal? Se sim, como? O capítulo se aplicará a produtos veterinários no futuro? Se sim, quando?

Os requisitos do <467> se aplicam a itens de uso veterinário. No entanto, os limites atuais se baseiam no uso humano, e limites para diferentes espécies de animais provavelmente precisariam ser diferentes.