Perguntas frequentes: Reagentes

1. Com que frequência as soluções volumétricas devem ser repadronizadas?

Essa decisão é tomada com base na estabilidade da solução, seu uso pretendido e condições de armazenamento. Se essas informações não estiverem no texto de uma monografia da USP para a solução volumétrica específica, cabe ao laboratório definir essa frequência. É preciso ter dados experimentais para embasar a decisão. Não defina frequências arbitrárias.

2. Como estabeleço datas de validade para soluções, tampões, etc.?

Essa decisão é tomada com base na estabilidade da solução, seu uso pretendido e condições de armazenamento. Se essas informações não estiverem no texto de uma monografia da USP para a solução, tampão ou outra substância específica, cabe ao laboratório definir essa frequência. É preciso ter dados experimentais para embasar a decisão. Não defina frequências arbitrárias.

3. 3Onde posso encontrar a especificação de reagentes mencionados na USP–NF?

A especificação, grau de qualidade e, em alguns casos, possíveis fornecedores de reagentes usados em qualquer monografia ou capítulo geral da USP–NF podem ser encontrados na seção Especificações de reagente da mesma.

4. Onde posso encontrar a marca da coluna usada para validar um determinado procedimento cromatográfico no USP–NF?

As informações mais atualizadas sobre colunas cromatográficas na USP podem ser encontradas no site de colunas cromatográficas da USP (faça log-in, se necessário). Em alguns casos, você também pode encontrar informações sobre colunas alternativas.

5. Preciso padronizar soluções volumétricas compradas prontas para uso?

Sim, soluções volumétricas devem ser padronizadas antes do uso e repadronizadas periodicamente. A frequência de repadronização deve ser definida com base na estabilidade da solução, seu uso pretendido e a frequência de uso.

6. Posso usar outros procedimentos que não os descritos na USP para padronizar soluções volumétricas?

Sim, você pode usar qualquer procedimento de padronização, contanto que proporcione pelo menos o mesmo grau de exatidão que o método descrito na USP.

7. Quantas réplicas devo fazer na padronização de soluções volumétricas?

A recomendação geral é de no mínimo triplicata.

8. Qual é o grau de qualidade da água a ser usada na preparação de soluções, tampões, meio de dissolução, etc.?

A água precisa ser, no mínimo, purificada.